Cirurgias
 

Início -> Cirurgia Ambulatorial

A cirurgia ambulatorial é uma das mais comuns categorias de cirurgia na medicina, e também uma das mais importantes, já que os procedimentos ambulatoriais são comuns e ocorrem diariamente em qualquer hospital. Ela pode ser definida como qualquer procedimento cirúrgico relativamente simples, que não exige que o paciente permaneça internado no hospital ou instituição médica. Entretanto, em países onde o sistema de saúde pública é incapaz de atender a quantidade de pacientes que necessitam desse tipo de procedimento, especialmente quando faltam os recursos necessários. Para melhorar essa situação, as autoridades de saúde de diversos países estão tentando encontrar uma solução ou ao menos um plano que possa diminuir o problema. Um dos projetos mais bem sucedidos vem da Espanha, e é chamado sistema de cirurgia ambulatorial.

Criado em 1992 pelo ministro de saúde espanhol, a cirurgia ambulatorial é um projeto que visa realizar quantas cirurgias ambulatoriais forem possíveis, com o objetivo de criar um rápido sistema rotacional para atender quantos pacientes forem possíveis. Por essa razão, alguns procedimentos que em geral não são ambulatoriais são adaptados de uma maneira na qual os pacientes não precisem passar a noite no hospital. Dessa forma, o sistema de cirurgia ambulatorial economiza recursos e dinheiro importantes com medicamentos, anestesia e deixando mais camas vazias para serem usadas por pacientes mais críticos e graves.

Em resumo, o sistema de cirurgia ambulatorial é um guia que forma comitês para elaborar recomendações para fazer procedimentos ambulatoriais mais rápidos e mais agilmente, sem falhas no que diz respeito a qualidade de atendimento. Essa é uma das questões mais importantes no que diz respeito ao sistema de cirurgia ambulatorial, já que seria fácil realizar mais e mais rápidos procedimentos cirúrgicos, ainda que com uma considerável perda de qualidade.

Felizmente, todos os problemas que esse sistema poderia enfrentar tem sido resolvidos e hoje em dia encontramos uma taxa de cerca de 20% de todos os procedimentos cirúrgicos sendo tratados pelo sistema de cirurgia ambulatorial. Como o sistema tem se desenvolvido de maneira progressiva e constante, é esperado que num futuro próximo, a maioria dos pacientes irá encontrar um tratamento rápido e de qualidade mesmo em procedimentos mais complexos, graças ao projeto de cirurgia ambulatorial.

Links

Programa de Cirurgia Ambulatorial
Descrição do Projeto: A finalidade de aproveitar o espaço f­ísico existente do Hospital Universitrio Betina Ferro de Souza e satisfazer a demanda de pacientes.
http://www.ufpa.br/ccs/paginadeprojetocirurgiaambulatorial.htm

Revista Latino-Americana de Enfermagem
Conceito geral e breve histórico da cirurgia ambulatorial no mundo e no Brasil.
http://www.scielo.br/scielo.php?pid=S0104-11691998000400015&script=sci_arttext






Cirurgia Ambulatorial - Brasília

Cirurgia Ambulatorial - Salvador

Cirurgia Ambulatorial - Curitiba

Cirurgia Ambulatorial - Porto Alegre

Cirurgia Ambulatorial - Rio de Janeiro

Cirurgia Ambulatorial - São Paulo