Cirurgias
 

Início -> Cirurgia Laparoscópica

A cirurgia de laparoscopia é freqüentemente chamada de futuro de quase todos os outros procedimentos cirúrgicos que conhecemos hoje em dia. Esse sofisticado campo da cirurgia é a mais avançada técnica cirurgia de invasão mínima, sendo aplicada atualmente em diferentes áreas e tratando diversos problemas. Em poucas palavras, a cirurgia de laparoscopia é todo procedimento cirúrgico que envolve a participação de uma câmera de vídeo e instrumentos cirúrgicos muito finos que são introduzidos dentro do corpo do paciente através de pequenas incisões ou pelas aberturas naturais do corpo. Algumas vezes o termo “keyhole surgery” é usado para diferenciar os procedimentos de cirurgia de laparoscopia onde os instrumentos são introduzidos por uma incisão no corpo.

Tendo sido desenvolvida do campo da endoscopia, a cirurgia de laparoscopia é usada na maioria das vezes para tratar problemas do abdômen ou na cavidade pélvica. Um dos procedimentos mais comuns nos quais essa técnica é empregada é a remoção laparoscópica da vesícula biliar. O laparoscópio, que é o conjunto de instrumentos utilizados para uma cirurgia de laparoscopia é composto de diversas partes: uma câmera de vídeo, uma fibra óptica utilizada para iluminar a área e os instrumentos cirúrgicos em si, que são inseridos através de diferentes aberturas. Cada uma dessas aberturas é um corte que tem em geral de 5 a 15 mm, diferentemente do corte 20 cm feito em uma cirurgia comum com o mesmo propósito.

A cirurgia de laparoscopia tem diversas vantagens se comparada com procedimentos padrão:

- O tempo de recuperação é mais curto, e com menos desconforto pós-operatório.
- Essa recuperação mais rápida resulta em retorno mais rápido do paciente a suas atividades diárias.
- Cicatrizes são menores do que as de procedimentos comuns, e também com menos cicatrização interna e perda de sangue.

Por outro lado, alguns especialistas apontam que pequenas lesões ou queimaduras por eletricidade ocorridas durante procedimentos de cirurgia de laparoscopia e despercebidos pelo médico podem resultar em lesões mais severas depois do fim da cirurgia.

Atualmente, robôs muito sofisticados estão sendo usados para expandir as possibilidades e fazer a cirurgia de laparoscopia mais precisa e apurada.

Links

ABC da Saúde
Definição e história da cirurgia laparoscópica.
http://www.abcdasaude.com.br/artigo.php?79

Dr. Paulo de Almeida Rocha Urologia
Artigo explicando a laparoscopia ou videolaparoscopia e como ela é utilizada.
http://www.uro.com.br/cirurgia.htm

Cirurgia Laparoscópica.com.br
Site inteiramente dedicado a cirurgia laparoscópica.
http://www.cirurgiabariatrica.com.br/laparo/cirurgia2.htm

Cirurgia Vídeolaparoscópica
O avanço não só da tecnologia mas também a miniaturização dos aparelhos, permitiu que a laparoscopia que a princípio era diagnóstico se transformasse em terapêutica.
http://www.rtv.unicamp.br/saude/smv_1/smv-1_16.htm






Cirurgia Laparoscópica - Brasília

Cirurgia Laparoscópica - Curitiba

Cirurgia Laparoscópica - Porto Alegre

Cirurgia Laparoscópica - Rio de Janeiro

Cirurgia Laparoscópica - São Paulo